Resolvendo problemas de interferência em sua conexão Wi-Fi

Problemas com rede Wi-Fi é algo muito comum apesar de muita gente culpar as operadoras de internet qualquer intermitência que acontece durante o uso da internet. Nesse post vou listar algumas dicas para resolver os problemas mais comuns de interferência em sua rede wireless.

Existem diversos modelos de roteadores disponíveis no mercado, os modelos mais usados pelas operadoras suportam tanto a frequência 2.4 GHz como também a 5Ghz.

Mas como saber quer estou com tendo problemas com interferência?

Lembre-se, roteadores utlizando o mesmo canal causa interferência em sua conexão e isso pode ser facilmente percebido quando a internet fica “caindo” sem razão aparente. Outro modo de perceber o problema é que seu celular e/ou computador perde a conexão com a rede wireless de tempos em tempos.

Na frequência 2.4 GHz é possível selecionar canais do 1 ao 14 contudo, no Brasil somente 13 são liberados. Então você precisa selecionar um canal sem uso ou pelo menos com sinal fraco.

Para facilitar essa seleção de canais você pode utilizar o aplicativo Wifi Analyzer, disponível no Google Play. Como pode ser visto na imagem abaixo, quase todos os canais estão em uso, os mais tranquilos são o 1 e 2 que são justamente os que estou utilizando para minha rede AP-2.4G.

https://wspot.freshdesk.com/support/solutions/articles/16000080984-diferenca-entre-frequ%C3%AAncia-2-4ghz-e-5ghz
  • http://blog.intelbras.com.br/padroes-de-wi-fi-corporativo/
  • https://play.google.com/store/apps/details?id=com.farproc.wifi.analyzer
  • Facebook

    Deixe seu comentário

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.