Recentemente a Motorola liberou a atualização KitKat (Android 4.4) para o Motorola X.
E com ela veio também a recém anunciada máquina virtual do Google, capaz de executar os aplicativos Android com um desempenho muito superior a já conhecida Dalvik, foi adicionada. Ainda não é uma versão estável, mas até lá, como fazer para usar esse novo recurso?
Nos aparelhos atualizados com o KitKat, como é o caso do moto X, basta abrir Configurar > Programador > Selecionar tempo de execução e então escolher Dalvik ou ART [ver].
Após ativar o recurso, o celular vai reiniciar imediatamente e gerar novamente a cachê para todos os aplicativos instalados. Esse processo pode demorar um pouco. No meu caso achei mais demorado o processo de cache com ART do que com Dalvik.
Alguns aplicativos podem não funcionar (WhatsApp por exemplo).
Bom vamos aos resultados.
No Moto X, as diferenças no uso normal (facebook, Twitter, Gmail, internet) são imperceptíveis. Há apenas uma ligeira diferença ao abrir o aplicativo pela primeira vez, algo não perceptível no dia a dia.
Uma coisa que me incomodou um pouco foi o fato do aparelho aquecer muito durante os testes, talvez por muitos aplicativos em execução ou ainda por manter a tela ativa. Somente após voltar a usar Dalvik o celular voltar a “ficar frio”.
No final, utilizando um aplicativo de benchmark, é possível perceber uma pequena melhora no resultado.
É bom também lembrar que esse recurso é experimental mas confesso que esperava bem mais.
[Atualização 30/01/2014] O site português PowerUser também publicou um artigo explicando melhor as diferenças entre Dalvik e Art.
[Atualização 30/01/2014] Esse vídeo do pessoal da Android Authority mostra uma comparação bem interessante utilizando o ART e o Dalvik em um Nexus 5.