Problema com USB no Mylink3 Onix Plus Premier 2019/2020 (Resolvido)

Resumo

Existe um problema no Mylink 3, que afeta principalmente os modelos 2020 do Chevrolet Onix, onde a porta USB simplesmente para de transmitir dados. Não é possível usar Android Auto ou Apple CarPlay. Após várias reclamações junto a GM/Chevrolet, Procon e ReclameAqui consegui ter o problema resolvido depois de longos 79 dias.

Mylink com o Android Auto – Reprodução site GM/Chevrolet

Histórico

Sou cliente da marca a mais de 16 anos, comprei diversos carros da marca iniciando pelo Celta em 2005, depois uma Montana e esse é meu terceiro Onix. Comprei o primeiro em 2015, depois troquei em 2017 e para o modelo 2020 no finalzinho de 2019.

O problema

Comprei um Onix 2019/2020 e depois de quase 1 ano, mais precisamente em 14/11/2020, apareceu um problema com meu carro onde o MyLink parou de reconhecer os dispositivos conectados ao USB. Achei bem estranho e ainda, porque aparecer só depois de tanto tempo.

Fiquei em dúvida se era problema mesmo no meu carro ou do meu celular então fiz os seguintes testes:

– Troquei o cabo USB conectado ao meu Xiaomi Mi 9 (Android), não funcionou.
– Tentei outro celular Android, também não.
– Peguei um iPhone para fazer o teste com Apple CarPlay e nada.
– Testei meu celular em outro carro, um VW Polo 2019, e funcionou perfeitamente.

Estava confirmado então, era um problema no MyLink!

Na Internet

Procurando mais sobre o problema na internet, encontrei 7 pessoas com exatamente o mesmo problema. O que mostra ser claramente um vício oculto.

https://www.reclameaqui.com.br/chevrolet/central-pariu-de-fazer-leitura-do-usb-e-sumiu-configuracao-do-gps_h2ZBivOk2EXc2aKU/
https://www.reclameaqui.com.br/chevrolet/problema-na-multimidia_Wgxcir16BxN7q5FC/
https://www.reclameaqui.com.br/chevrolet/problema-mylink3-onix-plus-premier_GB04nlb5Gv1wVQYJ/
https://www.reclameaqui.com.br/chevrolet/carro-zero-km-peca-recauchutada_DwPfC0YDIREf5mnp/
https://www.reclameaqui.com.br/chevrolet/multimidia-mylink-com-defeito-demora-demasiada-para-conserto_F6QPZOfc3w2lci0l/
https://www.reclameaqui.com.br/chevrolet/comprei-um-onix-premier-zero-e-o-mylink-ja-veio-com-defeito_sDuge5rJkh9Q3YsC/
https://www.reclameaqui.com.br/viamar-veiculo/reparo_RJQpxSt8Atk5-fGm/

Apesar de muita gente não usar o recurso, pra mim é um ítem essencial. Uso todos os dias nas minhas viagens para estudar inglês, saber das notícias e problemas de trânsito.

Além das propagandas do carro darem foco em recursos que só funcionam com essa peça como WI-FI, OnStar, Expelhamento de tela, Câmera de Ré, Telefone, Waze e Sensor de Estacionamento.

Com isso me dirigi a concessionária, já que meu carro tem garantia de fábrica de 3 anos.

Reprodução do manual do carro – Página 264
Reprodução do manual do carro – Página 268

Concessionária – Parte 1

Agendei e no dia 18/11/2020 fui a concessionária.

Durante 3 dias, o setor de engenharia da GM/Chevrolet solicitou ao técnico da concessionária realizar a atualização do módulo. Contudo depois de diversas tentativas o mesmo não funcionou. Ao terceiro dia, fui retirar meu carro e fui informado que teriam que remover o módulo para enviar para verificação em São Paulo.

Com isso, fiquei bem chateado e expressei minha insatisfação questionando se eu teria que ficar meu período de férias (natal, ano novo, etc…) sem som no carro e o técnico me disse pra eu ficar tranquilo que não demoraria muito para resolver. Sendo esse o procedimento recomendado, restou-me apenas aceitar.

E essa foi a peça que foi removida do meu carro:

Bom, peça removida, voltei com meu carro pra casa com a esperança que tudo se resolveria em questão de dias.

Eu liguei algumas vezes na concessionária e a resposta era sempre a mesma: “Não temos nenhum status. Isso demora mesmo…”

Central de Relacionamento

Pra não ficar tendo que ligar pedindo status eu pensei, vou entrar em contato no dia 23/11/2020 com a Central de Relacionamento, para que eles acompanhassem meu caso e ter a ajuda deles à assistência técnica/concessionária para escolher a melhor solução. Ela me forneceu o protocolo 4-26300968703 e só. Nenhum direcionamento, nenhuma solução e principalmente nenhuma data para resolver o problema!

Ficou claro pra mim que a Central de Relacionamento da GM/Chevrolet não tinha nenhum poder ou autonomia para resolver o problema. Então depois de 30 dias, seguindo o Art. 18 do Código de Defesa do Consumidor, no dia 18/12/2020, tive que ir ao Procon.

Procon – Parte 1

Minha primeira reclamação no Procon foi feita para a concessionária, que é quem efetivamente me vendeu o carro. Então foi registrada a reclamação com o número 20761/2020/CIP dando o prazo de 5 dias úteis para resposta da empresa.

No dia 22/12/2020 a empresa respondeu a reclamação dizendo, em minha leitura, que “o problema não era dela”. Deixo abaixo o trecho na íntegra:

Parte da resposta enviada ao Procon 20761/2020/CIP

Com isso entendi que teria que voltar ao Procon no dia 07/01/2021. Lá fui instruído a abrir uma nova reclamação, agora diretamente com a GM/Chevrolet e novamente 5 dias para obter uma resposta.

Reclame Aqui

Depois da primeira resposta da concessionária ao Procon eu vi que não havia interesse em resolver o problema com meu carro, então abri também um reclame aqui para notificar diretamente a fabricante do problema.

https://www.reclameaqui.com.br/chevrolet/problema-com-usb-no-mylink3-onix-premier-2019-2020_0aB7dmjPX7Y3QoWb/

A resposta foi como esperado, dizendo que já existia uma reclamação no Procon, mas sem data para solucionar.

Procon – Parte 2

No dia 14/01/2021, como esperado, a GM/Chevrolet respondeu a reclamação dizendo, novamente minha leitura, que “o carro é muito moderno e por isso pode ocorrer problemas que demoram para ser analisados e finalmente dando um prazo de ter a peça até 25/01/2021”. A íntegra:

Parte da resposta enviada ao Procon 00333/2021/CIP

E como esperado, minimizaram o fato de não ter a peça no carro.

Parte da resposta enviada ao Procon 00333/2021/CIP

Mas na realidade que assim que o carro funciona “de forma regular”…

Concessionária – Parte 2

Para animar meu dia a Dahruj Campinas me mandou uma mensagem no WhtasApp hoje. Mas como alegria de pobre dura pouco… não minha tão esperada peça…

Resultado

Minha expectativa ERA no dia 25/01 (PRAZO DADO AO PROCON) me dirigir a concessionária e ter o problema resolvido.

Dia 25/01, liguei para a Chevrolet Dahruj Orozimbo – Campinas e foi me passado um NOVO prazo. Fui informaco que a peça chegaria na fábrica no dia 29/01 e após esse dia seria enviada para a concessionária.

No dia 02/02/2020 uma funcionária da Dahuj ligou dizendo que minha peça estava confirmada na expedição da GM para ser enviada pra eles e me ligariam quando recebecem a peça.

Chegou o dia, em 05/02/2021, 79 dias depois a funcionária da Dahruj me ligou avisando que a peça finalmente estava diponível na concessionária perguntando se eu teria como levar o veículo naquele momento ou se preferia agendar para a semana seguinte. Eu prontamente peguei o carro e me dirigi a concessionária onde foi feita a instalação da peça e tudo voltou a funcionar normalmente.

Depois de esperar tanto para resolver um problema simples, deixo aqui minha análise do que vejo como erros e quais são os pontos de melhoria.

Custo de serviço tentando recuperar a peça: R$ 2.000,00 (dias técnicos e tempo dos atendentes)
Desgaste com minha insatisfação: R$ 200.000,00 (valor de um novo carro da marca + impacto causado em outras pessoas que acabo compartilhando sobre o problema)

Custo estimado da peça nova: R$ 1.000,00 (achometro baseado em outros módulos disponíveis no mercado)

Olhando para o custo “baixo” da peça, fica claro que tentar economizar alguns reais para recuperar a peça na verdade é uma falácia além de causar grande insatisfação aos clientes.

Pontos de melhoria

Deixo aqui meus pensamentos para tentar fazer com que a GM/Chevrolet revise seus procedimentos.

Concessionária

Manter a peça no carro até ter uma nova peça disponível para troca. Nunca remover a peça que está funcionando, mesmo que parcialmente e deixar o carro sem o módulo MyLInk. Ter um senso de urgência evitando respostas como “isso demora mesmo”.

Central de Relacionamento

Ter autonomia de resolver o problema. Exemplo: após 15 dias sem solução para consertar a peça antiga solicitar de imediato a disponibilização de uma nova peça. No modelo atual da Central de Relacionamento é apenas desperdício de dinheiro. Talvez pegar esse dinheiro e comprar mais peças de reposição.

GM/Chevrolet

Manter peças em estoque e/ou com disponibilidade imediata. Investir mais na experiência pós-venda para economizar em marketing.

Facebook

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.