Resumo
Existe um problema no Mylink 3, que afeta principalmente os modelos 2020 do Chevrolet Onix, onde a porta USB simplesmente para de transmitir dados. Não é possível usar Android Auto ou Apple CarPlay. Após várias reclamações junto a GM/Chevrolet, Procon e ReclameAqui consegui ter o problema resolvido sem custo, por estar em garantia, depois de longos 79 dias.
Histórico
Sou cliente da marca a mais de 16 anos, comprei diversos carros da marca iniciando pelo Celta em 2005, depois uma Montana e esse é meu terceiro Onix. Comprei o primeiro em 2015, depois troquei em 2017 e para o modelo 2020 no finalzinho de 2019.
O problema
Comprei um Onix 2019/2020 e depois de quase 1 ano, mais precisamente em 14/11/2020, apareceu um problema com meu carro onde o MyLink parou de reconhecer os dispositivos conectados ao USB. Achei bem estranho e ainda, porque aparecer só depois de tanto tempo.
Fiquei em dúvida se era problema mesmo no meu carro ou do meu celular então fiz os seguintes testes:
– Troquei o cabo USB conectado ao meu Xiaomi Mi 9 (Android), não funcionou.
– Tentei outro celular Android, também não.
– Peguei um iPhone para fazer o teste com Apple CarPlay e nada.
– Testei meu celular em outro carro, um VW Polo 2019, e funcionou perfeitamente.
Estava confirmado então, era um problema no MyLink!
Na Internet
Procurando mais sobre o problema na internet, encontrei 7 pessoas com exatamente o mesmo problema. O que mostra ser claramente um vício oculto.
https://www.reclameaqui.com.br/chevrolet/central-pariu-de-fazer-leitura-do-usb-e-sumiu-configuracao-do-gps_h2ZBivOk2EXc2aKU/
https://www.reclameaqui.com.br/chevrolet/problema-na-multimidia_Wgxcir16BxN7q5FC/
https://www.reclameaqui.com.br/chevrolet/problema-mylink3-onix-plus-premier_GB04nlb5Gv1wVQYJ/
https://www.reclameaqui.com.br/chevrolet/carro-zero-km-peca-recauchutada_DwPfC0YDIREf5mnp/
https://www.reclameaqui.com.br/chevrolet/multimidia-mylink-com-defeito-demora-demasiada-para-conserto_F6QPZOfc3w2lci0l/
https://www.reclameaqui.com.br/chevrolet/comprei-um-onix-premier-zero-e-o-mylink-ja-veio-com-defeito_sDuge5rJkh9Q3YsC/
https://www.reclameaqui.com.br/viamar-veiculo/reparo_RJQpxSt8Atk5-fGm/
Apesar de muita gente não usar o recurso, pra mim é um ítem essencial. Uso todos os dias nas minhas viagens para estudar inglês, saber das notícias e problemas de trânsito.
Além das propagandas do carro darem foco em recursos que só funcionam com essa peça como WI-FI, OnStar, Expelhamento de tela, Câmera de Ré, Telefone, Waze e Sensor de Estacionamento.
Com isso me dirigi a concessionária, já que meu carro tem garantia de fábrica de 3 anos.
Concessionária – Parte 1
Agendei e no dia 18/11/2020 fui a concessionária.
Durante 3 dias, o setor de engenharia da GM/Chevrolet solicitou ao técnico da concessionária realizar a atualização do módulo. Contudo depois de diversas tentativas o mesmo não funcionou. Ao terceiro dia, fui retirar meu carro e fui informado que teriam que remover o módulo para enviar para verificação em São Paulo.
Com isso, fiquei bem chateado e expressei minha insatisfação questionando se eu teria que ficar meu período de férias (natal, ano novo, etc…) sem som no carro e o técnico me disse pra eu ficar tranquilo que não demoraria muito para resolver. Sendo esse o procedimento recomendado, restou-me apenas aceitar.
E essa foi a peça que foi removida do meu carro:
Bom, peça removida, voltei com meu carro pra casa com a esperança que tudo se resolveria em questão de dias.
Eu liguei algumas vezes na concessionária e a resposta era sempre a mesma: “Não temos nenhum status. Isso demora mesmo…”
Central de Relacionamento
Pra não ficar tendo que ligar pedindo status eu pensei, vou entrar em contato no dia 23/11/2020 com a Central de Relacionamento, para que eles acompanhassem meu caso e ter a ajuda deles à assistência técnica/concessionária para escolher a melhor solução. Ela me forneceu o protocolo 4-26300968703 e só. Nenhum direcionamento, nenhuma solução e principalmente nenhuma data para resolver o problema!
Ficou claro pra mim que a Central de Relacionamento da GM/Chevrolet não tinha nenhum poder ou autonomia para resolver o problema. Então depois de 30 dias, seguindo o Art. 18 do Código de Defesa do Consumidor, no dia 18/12/2020, tive que ir ao Procon.
Procon – Parte 1
Minha primeira reclamação no Procon foi feita para a concessionária, que é quem efetivamente me vendeu o carro. Então foi registrada a reclamação com o número 20761/2020/CIP dando o prazo de 5 dias úteis para resposta da empresa.
No dia 22/12/2020 a empresa respondeu a reclamação dizendo, em minha leitura, que “o problema não era dela”. Deixo abaixo o trecho na íntegra:
Com isso entendi que teria que voltar ao Procon no dia 07/01/2021. Lá fui instruído a abrir uma nova reclamação, agora diretamente com a GM/Chevrolet e novamente 5 dias para obter uma resposta.
Reclame Aqui
Depois da primeira resposta da concessionária ao Procon eu vi que não havia interesse em resolver o problema com meu carro, então abri também um reclame aqui para notificar diretamente a fabricante do problema.
A resposta foi como esperado, dizendo que já existia uma reclamação no Procon, mas sem data para solucionar.
Procon – Parte 2
No dia 14/01/2021, como esperado, a GM/Chevrolet respondeu a reclamação dizendo, novamente minha leitura, que “o carro é muito moderno e por isso pode ocorrer problemas que demoram para ser analisados e finalmente dando um prazo de ter a peça até 25/01/2021”. A íntegra:
E como esperado, minimizaram o fato de não ter a peça no carro.
Mas na realidade que assim que o carro funciona “de forma regular”…
Concessionária – Parte 2
Para animar meu dia a Dahruj Campinas me mandou uma mensagem no WhtasApp hoje. Mas como alegria de pobre dura pouco… não minha tão esperada peça…
Tá de brincadeira! Na verdade são 70 dias, errei no zap! @chevroletbrasil @dahrujveiculos #onix #onixplus #onixpremier pic.twitter.com/xCazPPeDax
— emersonbarros.com.br (@emersonbarros) January 27, 2021
Resultado
Minha expectativa ERA no dia 25/01 (PRAZO DADO AO PROCON) me dirigir a concessionária e ter o problema resolvido.
Dia 25/01, liguei para a Chevrolet Dahruj Orozimbo – Campinas e foi me passado um NOVO prazo. Fui informaco que a peça chegaria na fábrica no dia 29/01 e após esse dia seria enviada para a concessionária.
No dia 02/02/2020 uma funcionária da Dahuj ligou dizendo que minha peça estava confirmada na expedição da GM para ser enviada pra eles e me ligariam quando recebecem a peça.
Chegou o dia, em 05/02/2021, 79 dias depois a funcionária da Dahruj me ligou avisando que a peça finalmente estava diponível na concessionária perguntando se eu teria como levar o veículo naquele momento ou se preferia agendar para a semana seguinte. Eu prontamente peguei o carro e me dirigi a concessionária onde foi feita a instalação da peça e tudo voltou a funcionar normalmente.
Depois de esperar tanto para resolver um problema simples, deixo aqui minha análise do que vejo como erros e quais são os pontos de melhoria.
Custo de serviço tentando recuperar a peça: R$ 2.000,00 (dias técnicos e tempo dos atendentes)
Desgaste com minha insatisfação: R$ 200.000,00 (valor de um novo carro da marca + impacto causado em outras pessoas que acabo compartilhando sobre o problema)
Custo estimado da peça nova: R$ 1.000,00 (achometro baseado em outros módulos disponíveis no mercado)
Olhando para o custo “baixo” da peça, fica claro que tentar economizar alguns reais para recuperar a peça na verdade é uma falácia além de causar grande insatisfação aos clientes.
Pontos de melhoria
Deixo aqui meus pensamentos para tentar fazer com que a GM/Chevrolet revise seus procedimentos.
Concessionária
Manter a peça no carro até ter uma nova peça disponível para troca. Nunca remover a peça que está funcionando, mesmo que parcialmente e deixar o carro sem o módulo MyLInk. Ter um senso de urgência evitando respostas como “isso demora mesmo”.
Central de Relacionamento
Ter autonomia de resolver o problema. Exemplo: após 15 dias sem solução para consertar a peça antiga solicitar de imediato a disponibilização de uma nova peça. No modelo atual da Central de Relacionamento é apenas desperdício de dinheiro. Talvez pegar esse dinheiro e comprar mais peças de reposição.
GM/Chevrolet
Manter peças em estoque e/ou com disponibilidade imediata. Investir mais na experiência pós-venda para economizar em marketing.
Estou com o mesmo problema no meu 2020. Já tinha levado o carro 2x para a concessionária durante a garantia por conta de problema na direção elétrica (q eles acabaram trocando) e nas duas vezes citei o problema e eles jogavam a culpa no cabo, etc. Ai hoje levei lá de novo e ai o cara fez vários testes e nada do carplay, ai quando testamos em outro onix funcionou certinho. Ele não queria solicitar pela garantia, mas mostrei q já tinha tido o problema e eles não resolveram, ai ele acabou solicitando em garantia, vamos ver quais os próximos capitulos dessa novela.
Emerson , estou com o mesmo problema num onix plus premier I 20/20 , ja troquei o cabo de dados do celular, já testei com iPhone já testei com diversos pen-drives , a unidade USB só carrega o celular mais nada. Já vou levá-lo a concessionária pois vencence. Em abril.
Ao final o que me ajudou a decidir se era um problema com o carro ou com o celular, foi testar o celular e o cabo em outro carro.
Tô com o mesmo problema… USB só carrega…. Não reconhece dispositivos USB… Achei até que fosse a interface… Mas tô vendo que é o módulo, como meu carro não tá na garantia, terei que recorrer a internet ou desmanche…. Porque por mil reais eu coloco uma central mais evoluída…. Paciência, fazer o que?
Tô com mesmo problema já fui quando comprei o tecnico dizia que era cabo do meu celular deixei até esqueci não viajava agora quando precisei já foi tarde não fociona e já venceu a Garantia mais vou tentar resover quem sabe eles arrumar ainda
Puxa Emerson, estou com um problema parecido. O meu é 2023 que veio sem bluetooth e sem Android Auto e por isso comprei um Streaming box da Carlinkit para fazer essas funções. De um mês para cá o mylink parou de reconhecer pendrive e o streaming box e as vezes a tela desliga e nem a camera de ré funciona. O gerente de oficina da Vigorito me ligou dizendo que esse carro é muito sensível e que esse streaming box pode estar fazendo isso. Mas aí testo o pendrive e o streaming box em outros onix e funciona normal…
Marcos vc resolveu este problema pq. No meu 2023 aconteceu exatamente a mesma coisa que no seu, não reconhece nem pendrive
Nesse caso vc pagou alga coisa ou foi por conta da Chevrolet?
Tudo coberto ela garantia, como está na lei.