Ligando seu monitor Ultrawide ao Macbook Pro 2013

Recentemente comprei um monitor ultrawide, o modelo escolhido foi o Monitor LG Pro Gamer Ultrawide™ Full HD 29” – 29UM69G-B. Achei ele muito interessante por ter uma resolução de 2560 x 1080 em uma tela IPS que proporciona muita qualidade de imagem.

Quando fui ligá-lo através de um cabo HDMI ao meu MacBook Pro (Retina, 13 polegadas, Final de 2013) fiquei desesperado. Simplesmente apareceu uma imagem terrível, totalmente distorcida! É eu sei, porque fui comprar um monitor Gamer para usar em um Mac?

Passada a frustação, comecei a pesquisar sobre o assunto e achei algumas opções que NÃO RESOLVERAM o problema, pelo menos não pra mim.

Opção 1 – Instalar o aplicativo SwitchResX

Esse é um aplicativo que “abre” algumas configurações extras de resolução e frequência para MacOS. O SwitchResX é tem uma versão de teste por 10 dias e custa R$ 89,95 para 1 licença pessoal.

Testei diversas opções seguindo os passos desse tutorial: SwitchResX to Help Set up Ultra-Wide LG Monitor on macOS e nada deu certo!

Opção 2 – Instalar DisableMonitor

O DisableMonitor, disponível no GitHub, parece ser uma versão simplifica e GRÁTIS do SwitchResX e como esperado também NÃO RESOLVEU.

Opção 3 – Usar um Cabo Mini Displayport X Display Port Macbook Thunderbolt

Finalmente, a opção que deu certo. Descobri que meu MacBook tem resolução máxima de 1920 x 1080 na porta HDMI, com isso, para resoluções maiores é necesseário utilizar a porta Thunderbolt.

Achei no Mercado Livre uma opção relativamente barata do tal Cabo Mini Displayport X Display Port Macbook Thunderbolt. Esperei ele chegar duvidando que isso fosse resolver meu problema, fiz a conexão conforme mostrado abaixo:

Cabo conectado na porta Thunderbolt 2
Conexão Displayport do monitor LG

Ao final para minha surpresa e felicidade, o problema estava resolvido! O MacBook reconheceu corretamente o novo monitor com sua resolução 2560 x 1080. 😀

Esse monitor também vem com uma porta USB-C, o que me da experança de ser mais simples o uso de um MacBook novo. Quem sabe um dia eu troco meu atual, talvez se eu vender um rim eu consiga!!!

Referências:

Facebook

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.